26 de dez. de 2014

K-POP X J-POP

Olá meus docinhos, como estão? Eu andei meio sumida, não foi? Mas aqui estou eu \o/ 

Hoje mesmo eu estava assistindo uns vídeos do Parafernalha quando cheguei a uns de comparação entre K-POP e J-POP (vocês sabem, você começa a ver vlogs no youtube e acaba se pegando assistindo vídeos de gatinhos fofinhos ou tutoriais de como pintar o telhado da sua casa). 

Eu nunca tinha parado para prestar tanta atenção em J-POP antes, já conhecia um pouco de J-ROCK (e que é bastante bom, por sinal), mas nunca o pop japonês. E claro que uma kapopeira como eu não poderia não assistir a um vídeo desses.




O que eu achei? Bem... A diferença é tanta que chega a ser engraçada se você for tentar realmente comparar uma coisa com a outra. Não dá, igual não dá para comparar 'Pop' brasileiro com pop americano, e muito mesmo pop coreano com pop americano. Mas enfim, foi uma experiência divertida e aqui vão minhas constatações. 

J-POP: O estilo é realmente aquele amado pelos japoneses, garotinhas fofinhas, com carinha de inocentes, usando roupas kawaii. Eu tenho até medo de pesquisar a idade dessas garotas (haha se no KPOP eu já me assusto, imagina no JPOP). 

Outra coisa que eu achei bastante peculiar é que na maioria das músicas, as vozes não são valorizadas, já que todas cantam juntas como uma imensa massa de vozes parecidas. 

A qualidade dos vídeos também são muito diferentes, tanto os cenários, quanto as roupas e o visual das cantoras. Elas parecem clones fofinhos cantando juntinhos e dançando coreografias mais fáceis e fofinhas (muita fofura junta). Além do mais, o estilo dos grupos japoneses parece não mudar, nem de um para o outro.

Porém, as músicas são animadas e realmente tem cara de japonês.

K-POP: Ah, o que falar do KPOP? Ao contrário do JPOP, esse estilo aposta nas mudanças. Cada comeback é esperado coisa nova, mas eles costumam oscilar entre um concept mais fofo e um mais sexy. Porém, mesmo assim, eles sempre procuram maneiras novas de fazer o que já foi feito (?). 

A separação das partes normalmente é feita com exatidão, para que a música fique algo fluído e contagiante, mas valorizando a capacidade dos artistas. 

As roupas são bem cuidadas e parece que o MV (music video) inteiro é uma grande obra de Hollywood (haja dinheiro). Mas tudo isso para ficar impecável e agradar o público Worldwide. As coreografias raramente são repetidas de uma música para outra e ficam cada vez mais trabalhadas.

Mas o que eu acho interessante é que as músicas coreanas parecem querer agradar mais o público de fora, ou algo mais... Postiço. 



Depois de vê esses vídeos, eu me interessei mais pala música japonesa. Eu sei que muito nos vídeos são um pouco zoados e completamente diferentes do que eu estou acostumada (Kyary Pamyu Pamyu que vos diga), mas eu particularmente gosto bastante de músicas mais animadas e com carinha de  personagens anime.

E vocês? Gostam de algum desses estilos? Comentem ai embaixo.


Beijocas e até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores